domingo, 23 de fevereiro de 2014

Shingeki No Kyojin - Épico e interpretativo?

   
   Shingeki no Kyojin ,o anime lançado ano, passado foi sem sombras de dúvidas um sucesso, mas por que tanto alarde sobre uma série estreante? Tentarei explicar um pouco baseado em minhas opiniões e interpretações sobre a obra de Hajime Isayama.

     Começando pela história que nos joga em um universo onde a humanidade vive oprimida por seres que se alimentam da carne humana chamados de Titãs. Para a proteção a humanidade levanta 3 grandes muralhas e vive dentro delas.

     É então que nos é apresentado Eren Jeagar que vive na periferia da ultima muralha com sua família e sua amiga Mikasa Ackerman. Ele é revoltado com o conformismo das pessoas em serem oprimidas de explorar o mundo fora das muralhas. Quando surge o Titã Colossal, nunca visto antes, maior que a muralha que a destrói permitindo a entrada de milhares de titãs eventuando a queda da primeira muralha e com a morte da mãe de Eren que resolve ir atras de vingança contra os titãs.

    Se você for parar para pensar não é uma história exatamente nova o cinema nos da uma infinidade de títulos com o tema luta da humanidade para sobreviver a um inimigo ( sejam eles zumbis, alienígenas, monstros) mas a diferença de SNK esta justamente na execução. Você se identifica com o que esta sendo passado ( a cena da morte da mãe do Eren que o diga, é simplesmente arrepiante e angustiante).
    

                                                                             Desesperador...
     Outro destaque também fica para os acontecimentos da história, é imprevisível e impactante, é normal depois da leitura de um capítulo do mangá ou a assistir um episódio se sentir mal é o tipo de anime que te faz falar "Meu Deus, e agora?" e é aí que a coisa toda brilha é nada mais que uma metáfora da própria vida, você vive, as coisas não funcionam você vê pessoas que você ama saindo de sua vida ( não só em morte mas também como perder amigos por trocar de escola, de cidade ) e mesmo assim você continua seguindo em frente atras de seus objetivos. É esse medo de ver tudo ficando mal que torna tudo tão humano, tudo tão marcante, ele destrói suas esperanças para depois mostrar que mesmo assim é preciso continuar tentando porque é assim  que todos nós vivemos.
 

                                           Nem sempre as coisas dão certo no final
     A parte tecnica do anime também merece destaque, a trilha sonora é simplismete ótima (escute Vogel im Käfig, é completamente o clima do anime) e a dramatização das cenas é muito boa, é emocionante quando precisa ser, engraçada quando precisa ( sim tem cenas engraçadas, poucas mas tem) e passa aqulo que precisa ser passado.

   É claro que a problemas como qualquer outro anime, como em um determindado ponto a história fica um tanto massante, há imagens paradas ou frames repetidos com apenas o som de fundo mas não foi algo que me incomodou, nesse ponto eu já nem ligava se apareceria o chupa-cabra eu queria saber o desfechos dos tantos mistérios presentes.

   Essa foi minha interpretação sobre essa incrível obra que vale muito a pena ser tanto lida quanto assistida. Posso estar viajando e tudo ser apenas um prato de sangue, violência e suspense, mas não deixa de ser um ótimo entretenimento. Que venha a segunda temporada.

                                                                         Zeref

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More